Fundada em 1967 por Artur Araújo Ramos, alterou a sua estrutura em 31 de Março de 2001 para uma sociedade por quotas registada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Verde sob o n.º 781. Actualmente, a sociedade composta por Victor Manuel Cardoso Ramos e Francisco Cardoso Ramos, dispõe de um capital social de 200.000.00 euros.

A obtenção do Alvará n.º 45976 de empreiteiro geral Classe 5 passado pelo INCI Instituto da Construção e do Imobiliário, habilitou a esta empresa a laborar nas empreitadas gerais e nas diferentes especialidades.

Após a sua afirmação no mercado da construção, na última década a empresa tem vindo a dar novos passos no seu crescimento apostando com sucesso no mercado das obras públicas um pouco por todo o País. Esta foi uma estratégia que permitiu à Artur Ramos & Filhos Lda. garantir a estabilização do volume de facturação, tendo progressivamente adaptado e melhorado as metodologias de gestão no sentido de incrementar a carteira de obras.

Esta empresa já consolidada nestes mercados dispõe actualmente instalações técnicas e industriais de 4000m2 distribuídos por serviços administrativos, escritórios técnicos, estaleiro, área descoberta de estaleiro e parque de máquinas.

Com todas estas valências esta empresa é capaz de garantir não só uma cuidada preparação inicial das novas empreitadas, como também um permanente e rigoroso acompanhamento dos empreendimentos em curso, zelando sempre pela inovação, qualidade e segurança nos mesmos.

Todos estes factores têm dado muita notoriedade a Artur Ramos & Filhos Lda., tendo inclusive arrecadado em uma Menção Honrosa do Prémio Municipal de Arquitectura – Arquitecto Régio João Antunes – 2005.

Actualmente e acompanhando as regras mais exigentes de uma indústria que se pretende cada vez mais eficaz, a empresa encontra-se à data em processo de certificação inscrita no IAPMEI, na qual já alcançou o certificado de PME.